5

Movimentos Espirituais

Movimentos Espirituais em todos os lugares!

“O mais importante não é que os povos possam ser contados, mas que a tarefa missionária seja concluída entre todos os povos da terra. Saberemos que concluímos a tarefa quando um testemunho visível do evangelho tenha sido estabelecido entre cada povo” – Ralph Winter
A Cru é uma organização missionária focada nos centros urbanos e tem como ministério mais forte o trabalho entre os universitários, porém não significa que não atuemos em outros seguimentos da sociedade. Entre as os ministérios e ferramentas para alcançar outros grupos da sociedade temos o Movimento Global de Igrejas (Gerando Vida aqui no Brasil) e o Filme Jesus com suas mais diversas estratégias para ganhar, edificar, treinar e enviar pessoas para o processo de multiplicação espiritual e plantação de novas igrejas.
Durante o mês de junho eu e minha esposa Eliamar (Lia) tivemos a alegria de servir entre povos minoritários e equipar pastores em outro continente e queremos relatar aqui um pouco do que Deus fez.

1Os primeiros 17 dias pudemos ajudar a treinar 16 indígenas de 5 etnias da Amazônia Peruana. Esses irmãos estão se preparando para servir a Deus entre os membros de suas etnias, evangelizando e discipulando pessoas que vivem dentro da selva amazônica. Alguns deles chegam a viajar 5 dias de barco para alcançar comunidades indígenas na imensidão verde da floresta.

Estar com aquela gente simples, longe da civilização, desprovido da energia elétrica, celular e internet foi uma experiência fantástica. Ver o desejo deles de usarem as ferramentas do Filme Jesus para evangelizar e plantar igrejas foi sensacional.2

Cada um deles recebeu um tablet com o Filme Jesus e segmentos do Filme para evangelizar e discipular. Por duas noites pude sair com eles para uma comunidade ribeirinha e eles puderam projetar o Filme numa noite e na noite seguinte começar a estudar com as pessoas da comunidade usando os segmentos (pequenos clipes com trechos do filme) usando perguntas para fazer o povo pensar no que Jesus estava ensinando.

3

Sai dali com o coração cheio de alegria e expectativa pelo o que Deus vai fazer através daqueles irmãos. Durante todo esse mês e o próximo eles estão desenvolvendo a parte prática o treinamento. Por favor ore para que eles sejam eficazes usando tudo o que já aprenderam no tempo da escola de missões.

 

4

Mal voltei para o Brasil e junto com Lia fomos para São Tomé e Príncipe (esse país existe!). Um pequeno país de cerca de 200 mil pessoas formado por duas ilhas maiores e outras pequenas ilhas situado no Golfo da Guiné, na costa Oeste da África. Fomos para ajudar na formação de 12 facilitadores para nosso treinamento de plantação de igrejas e depois ajudar no treinamento de 80 pastores e líderes que estão comprometidos a plantar 200 novas igrejas nos próximos 2 anos.

5São Tomé e Príncipe, como a maioria dos países africanos sofre com problemas de infraestrutura; o salário mínimo equivale a cerca de 250 reais, o custo de vida não é barato, mas encontramos um povo caloroso e que apesar das dificuldades não perdem a esperança. As igrejas tem suas necessidades e desafios e graças a Deus encontramos ali vários brasileiros servindo a esse povo e louvamos a Deus pela equipe da JOCUM (Jovens com Uma Missão)  e da  MPC (Mocidade para Cristo), que ajudam as igrejas e estão alcançando o povo com o evangelho e ações sociais na área de educação e saúde).

Os pastores treinados estavam animados e como alguns deles falaram, foi a primeira vez que de fato 6experimentaram a união das igrejas visando um alvo comum (tínhamos pelo menos 5 grupos denominacionais representados) e isso para eles estava sendo um motivo de muito louvor e expectativa para o futuro.

 

7Lia pode trabalhar com as mulheres falando sobre alcançar outras mulheres através do uso das ferramentas do Filme Madalena. Vieram cerca de 65 mulheres com muito desejo de serem usadas por Deus.

Um sonho que viemos acalentado e orando para que Deus o torne realidade é poder voltar a esse país com um projeto maior para servir aquela nação; algo que envolva treinamento bíblico, atividades sociais, saúde e entretenimento. Desafio um tanto grande devido a distância e os custos para chegar lá. Por enquanto o que podemos fazer é enviar materiais de evangelismo, Bíblias, material para alcançar crianças e materiais médicos. De vez em quando há brasileiros indo para apoiar os missionários de lá e podemos enviar através deles.

Nosso coração está cheio de gratidão a Deus pelo privilégio de servir entre os povos mais simples de dois continentes e estamos prontos para o que Deus deseja fazer através de nossas vidas.

Missionários
Edson e Eliamar Barbosa

Comments 2

  1. Claudete Oliveira

    Amo evangelismo, gosto das 4 Leis Espirituais

    Uma pena que não se acha, principalmente aqui no Sul de Minas, já procurei mas infelizmente não tem. Uma vez achei em São Paulo, mas depois não achei mais.

    Vocês são bençãos, Deus os abençoe cada dia mais e mais em nome de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *